Home / Aposentadoria / Aposentadoria INSS: O que é? Como funciona?

Aposentadoria INSS: O que é? Como funciona?

Aqui você fica sabendo as regras da aposentadoria através do INSS, quais documentos necessários e como funciona. Não perca mais tempo e saiba agora!

O texto de hoje sanará suas dúvidas sobre a aposentadoria através do INSS. Se você já é contribuinte há muitos anos, fique ligados nas regras que vamos explicar a seguir e saiba se você já tem direito de se aposentar através do INSS!

Aposentadoria-INSS.

 

O que é e como é se aposentar pelo INSS?

É simples de entender como você pode se aposentar por tempo de contribuição, o trabalhador tem que comprovar com sua carteira de trabalho um tempo mínimo de contribuição de 35 anos para homem e 30 anos para mulher, após isso irá fazer o requerimento de sua aposentadoria e será de acordo com a quantidade de contribuição baseada em seu salário.

Para você fazer o requerimento você precisa agendar uma visita no INSS de sua cidade, onde sua documentação irá ser revisada e cadastrada e o pedido requerido. Você pode fazer esse agendamento através do telefone central: 135 – ou mesmo fazer seu agendamento diretamente na internet através do link: http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view

Os principais requisitos para obter sua aposentadoria pelo INSS são:

Se você tem o tempo de contribuição completo: não há idade mínima para começar a contribuir, 180 meses de contribuição como carência, tempo mínimo para homem 35 anos de contribuição, tempo mínimo para mulher 30 anos de contribuição.

Se você tem o tempo de contribuição proporcional: homem com idade mínima de 53 anos, mulher com idade mínima de 48 anos, mesmo tempo de contribuição de 180 meses como carência, mulher 25 anos de contribuição + adicional, homem 30 anos de contribuição mais adicional.

Documentação necessária

Para o agendamento de uma visita ao INSS só precisará de um documento de identificação com foto.

Para o pedido de aposentadoria, a documentação vai variar de acordo com a categoria do trabalhador, mas para você consultar no site do INSS ele te mostra toda a documentação dividida por categoria: http://www8.dataprev.gov.br/e-aps/servico/349

A maioria dos documentos são certidões e guias e carnês que comprovem sua contribuição, por exemplo: guias de recolhimento modalidade GR, GR1 e GR2, guia de recolhimento de contribuinte individual (GRCI), guia de recolhimento da Previdência Social (GRPS-3), guia da Previdência Social (GPS), carteira profissional, carteira de trabalho e previdência social, contrato de trabalho, recibos dos pagamentos e muitos outros, muitos deles são bem específicos como os de trabalhador rural e os de tempo especial.

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado.

Para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários!

Até a próxima!

 

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

previdencia

Previdência Privada: veja como pode te ajudar!

Não sabe como funciona uma previdência privada? Tem curiosidade e quer saber como fazer uma? ...

One comment

  1. se eu parar de contribuir com o inss ,o que acontece com o dinheiro que ja foi recolhido ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *