Home / Seguro Desemprego / Cancelamento do Seguro Desemprego: conheça os casos mais bizarros!

Cancelamento do Seguro Desemprego: conheça os casos mais bizarros!

Conheça os casos mais bizarros de cancelamento do seguro desemprego e evite que aconteça com você!

O Seguro Desemprego é garantido para trabalhadores que saíram do emprego recentemente, contudo existem algumas peculiaridades que fazem você, mesmo tendo saído sem justa causa ou pedido de demissão, perder o seu Seguro Desemprego ou não ter direito a ele. Vamos mostrar quando ocorre cancelamento do seguro desemprego

O Seguro Desemprego é garantido pela constituição federal para trabalhador formal ou doméstico que seja dispensado regularmente, também para empregado que não foi dispensado mas teve seu contrato suspenso com o fim de curso dado pelo empregador para fins de qualificação profissional, como presença em congressos muito longe, por exemplo, e cursos de longa duração no exterior, também para trabalhadores de pesca que em virtude do defeso, período em que as espécies estão se reproduzindo, serem proibidos pelo Ministério do Meio Ambiente de pescar, e também para trabalhadores resgatados de trabalhos semelhantes a condição de escravo, como acontece muito em fazendas de plantações sem fiscalização do ministério do trabalho e emprego.

Quando ocorre cancelamento do seguro desemprego?

cancelamento seguro desemprego

Os casos normais são:

  • O trabalhador foi admitido em um outro emprego.
  • Há um início de prestação da Previdência Social novamente, menos por pensão por morte ou auxílio acidente.

Mas existem alguns casos bizarros, como:

  • trabalhador estiver recebendo o seguro desemprego e for admitido em algum emprego e se recusar a trabalhar (já vi casos assim), o empregador pode dar baixa na sua carteira e registrar tudo, mesmo se você trabalhou um só dia, você perderá o seguro desemprego.
  • Outros casos são quando o SINE oferece ao trabalhador uma vaga de emprego e o mesmo é recusado só para continuar recebendo o seguro desemprego, se ficar comprovado, ou seja, se houver provas em papel que o candidato assistido pelo seguro recusou um emprego, ele pode ser cancelado. Outros casos mostram pessoas que fizeram bicos e conseguiram ganhar algum dinheiro extra e tiveram seu seguro desemprego cancelado.

Como visto, o recurso do seguro desemprego é um montante em dinheiro do governo quando o mesmo de boa-fé paga parcelas em dinheiro ao trabalhador que não consegue se recolocar no mercado de trabalho e devem ser excluídas todas as pessoas que não se enquadrem nesse perfil, de pessoas que necessitam trabalhar para se manter.

O Seguro Desemprego pode ser requerido após 7 dias da rescisão de contrato, quando a empresa deixa prontos todos os papéis para entregar ao trabalhador com a data limite de 120 dias (90 dias para trabalhadores domésticos) e pode ser sacado todo mês pela Caixa com o Cartão do Cidadão.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que evitem o cancelamento do seu seguro desemprego ok? Já falamos aqui tambem sobre a certidão negativa do inss, sugiro que leiam tambem;

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

seguro desemprego es

AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO ES: VEJA COMO FUNCIONA!

O agendamento do seguro desemprego no ES (Espírito Santo) ficou mais fácil. Até um tempo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *