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Certidão FGTS: veja como emitir pela net

Saiba como emitir a Certidão FGTS pela internet. O documento é muito importante para comprovar o valor reservado no fundo e também para verificar se a quantia determinada pela lei está sendo depositada regularmente pelo empregador.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. O benefício tem como principal objetivo assegurar que após a demissão ou término de contrato por tempo determinado, o trabalhador consiga custear os principais gastos e quitar dívidas através do valor acumulado durante todo o período de trabalho. Além disso, o FGTS é liberado para quitação ou aquisição de imóveis, mesmo que o trabalhador não tenha sido demitido.

A Certidão FGTS é disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. (Foto Ilustrativa)
A Certidão FGTS é disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. (Foto Ilustrativa)

O que é a Certidão FGTS?

O fundo de garantia é descontado do salário do próprio trabalhador todos os meses e depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal. É de total responsabilidade do empregador repassar o valor recolhido ao banco e assim assegurar que todos os funcionários tenham direito ao valor correto do benefício no futuro.

Identificar se a empresa recolhe o fundo de garantia é fácil, basta verificar no holerite o desconto do INSS, que varia de 8 a 11% dependendo da remuneração mensal. No entanto, apenas através desse documento não é possível garantir que o desconto é de fato depositado na conta do fundo de garantia. Para isso, é necessário consultar a Certidão FGTS

A Certidão FGTS é disponibilizada pela Caixa Econômica Federal e contém informações como data dos depósitos feitos pela empresa, valores recolhidos mensalmente e valor total acumulado do benefício até a data da consulta. Emitir a certidão pela internet só é possível através do site oficial do banco.

Como emitir pela internet?

Ao consultar a certidão, você verifica se a empresa está depositando corretamente o fundo. (Foto Ilustrativa)
Ao consultar a certidão, você verifica se a empresa está depositando corretamente o fundo. (Foto Ilustrativa)

Por meio do site da Caixa Econômica Federal é possível emitir o certificado que comprova a regularidade da empresa e também o próprio extrato do FGTS. Para realizar a consulta que disponibiliza as informações sobre a empresa, é necessário acessar Serviços Cidadão, preencher os campos indicados com o CNPJ ou CEI do empregador e digitar o código de verificação da página, após clicar em consultar, o certificado será disponibilizado.

Já o extrato do FGTS, documento que individual e que registra toda a movimentação da conta FGTS do trabalhador deve ser consultado através do Serviço Social Caixa. Para isso, é necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP, que pode ser encontrado impresso no cartão cidadão ou na carteira de trabalho. Preencha os campos em branco, conforme as instruções da página e em seguida, clique em ‘cadastrar senha’. A partir daí será necessário confirmar alguns dados pessoais e confirmar o cadastro.

A emissão da Certidão FGTS pela internet deve ser feita sempre através do Serviço Social Caixa, com o login criado no momento do cadastro na página. A Caixa Econômica também permite que o trabalhador acompanha a movimentação e os valores do FGTS através de mensagens de celular, para isso, basta informar o número do telefone com DDD ao banco na opção FGTS via celular.

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