Home / Benefícios sociais / Certidão negativa INSS: ensinamos como tirar a sua!

Certidão negativa INSS: ensinamos como tirar a sua!

Precisa emitir certidão negativa do INSS sua ou da sua empresa? Nesse artigo daremos todas as dicas e indicaremos o caminho que você pode fazer isso com mais facilidade e agilidade. Não perca mais tempo!

No mundo atual, temos qu a todo instante lidar com tributos e outras obrigações fiscais, mesmo que sejamos pessoa física e não somente empresa. Pensando em ajudar quem tem problemas nesa área, o artigo de hoje vai lhe informar o que é a certidão negativa do INSS, como fazer sua emissão, para que serve e muito mais!

 

Mas antes de ensinar como tirar, vamos explicar aqui do que se trata essa certidão, acompanhe:

O que é a certidão negativa do INSS?

certidao negtiva inss

Indo direto ao ponto, a certidão negativa do INSS é uma forma de você ficar à par e analisar se você está em dia com suas contribuição à Receita Federal, se existem débitos pra você acertar de tributos e etc, se não constar nada a respeito será uma certidão negativa, se constar que você está com débitos será uma certidão positiva, e dessa maneira você deverá ficar ciente de que deve regularizar sua situação o mais rápido possível.

Vale saber também que quem emite a Certidão Negativa do INSS é a Secretaria de Estado da Fazenda.

Geralmente, a certidão negativa do INSS ela é requerida para fins relacionados à seguridade social, requerimento de aposentadoria ou outros benefícios ligados ao INSS, mas também pode ser solicitada para outros tributos federais que são ligados a Procuradoria da Fazenda Nacional e pela Secretaria da Receita Federal.

Muitas vezes, em caso de empresas, pode acontecer de você ter débitos e assim ter uma certidão positiva, mas provar que tais débitos estão suspensos de exigibilidade, ou seja, constará na sua certidão mas não poderá ser cobrado.Para uma empresa a certidão negativa de débitos comprova a regularidade fiscal e cadastral perante a receita federal.

Como proceder para emitir minha certidão negativa do INSS?

É tudo muito simples e sem burocracia.Veja o exemplo a seguir.

Há algumas formas de fazer esse requerimento, e o mais fácil e ágil deles é pela internet, você poderá pedir a emissão da sua certidão negativa  através do site da Fazenda através do link: http://idg.receita.fazenda.gov.br/; ou através desse outro link que é do site da Dataprevhttp://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm . Veja exemplo:

certidao-negativa-inss-tela

 

Esta certidão (CND INSS) não abrange os demais tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e à Dívida Ativa da União administrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que são objeto de certidão conjunta PGFN/RFB.Atualmente (desde 02/05/2007, data de vigência da lei 11.457/2007), a CND INSS é expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, com exceção somente do Contribuinte Individual. A DRS-CI (Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual) será fornecida exclusivamente pelo INSS

No caso de empresas, você poderá também fazer esses requerimentos através de Unidades da Receita Federal ou da Procuradoria Geral da Fazenda, de acordo com o domicílio que sua empresa está inscrita. O prazo para emissão dessa certidão é de 10 dias, e a contagem começa no dia do pedido.

O requerimento pela internet exigirá também documentos, ou seja, é bom tê-los em mãos quando decidir fazer o pedido da sua certidão negativa. Você precisará do número de sua matrícula, CEI ou CPF, terá que indicar qual é o motivo pelo qual você está fazendo o pedido da sua certidão, no próprio site eles vão te dar as opções, você terá de escolher uma, digite os caracteres solicitados e pronto! Os próximos campos são de endereço da empresa ou de pessoa física.

Por que é importante estar em dia com a Receita e o INSS?

Estar em dia com o INSS é como o seguro de um carro ou de uma casa: se acontece algum problema, o seguro precisa estar em dia, senão o bem não está protegido e não adiantará nada você ter se preocupado, por um período, com a sua proteção. No caso em questão, da Previdência Social acontece a mesma coisa. Se a pessoa deixar o vínculo com a Previdência terminar e um dia precisar de algum benefício, ela não vai conseguir o que deseja.

em dia inss

Existem regras para começar a fazer parte do sistema de Previdência Social, e existem regras para sair dele. Todo mundo sabe que entrou no sistema de Previdência, mas o problema é que, muitas vezes, um segurado sai do sistema sem perceber.

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado com o assunto.

Gostaram das dicas pessaol? Para dúvidas e sugestões nos deixem comentários!

Até a próxima!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

pis 2017

PIS 2017: datas, como sacar e mais!

Saiba tudo sobre o PIS 2017! Esse benefício é concedido todos os anos com o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *