Home / Empregos e carreira / Como não ser demitido: dicas incríveis!

Como não ser demitido: dicas incríveis!

Descubra como NÃO ser demitido e manter o seu emprego por muito tempo. Com apenas algumas atitudes você vai conquistar a confiança do chefe, fazer um trabalho exemplar e se destacar de forma positiva na empresa.

Em tempos de crise econômica, ninguém tem a garantia de que o emprego está blindado contra a demissão. Muitas empresas, inclusive as multinacionais, estão fazendo cortes na equipe de colaboradores e mandando muita gente boa embora. Mas, como não ser demitido? Continue com a gente e descubra algumas táticas.

como não ser demitido
Atitudes simples ajudam a prevenir uma demissão. (Foto Ilustrativa)

Dicas sobre como não ser demitido

A demissão não é algo que acontece do dia para a noite. Na verdade, ela é uma consequência de dos erros cometidos pelo colaborador. O desligamento da empresa também pode ser resultado de uma crise muito severa.

Você tem medo de ser demitido do seu emprego? Então veja a seguir algumas dicas para não sofrer uma demissão:

Seja responsável

Ao desempenhar as suas tarefas na empresa, demonstre ser uma pessoa responsável e atenciosa. Não assuma tarefas que não cabem no seu tempo de trabalho e cumpra com todos os compromissos da sua função.

Não cometa erros com frequência

No início da carreira, é natural cometer alguns erros, principalmente por causa da falta de experiência. No entanto, quando isso se tornar algo frequente, pode colocar o emprego em risco. A situação se torna ainda mais grave para profissionais da área de finanças.

Seja pontual

A pontualidade é um fator muito valorizado pelos empregadores. O trabalhador deve cumprir com os seus horários na empresa, especialmente se isso tem relação direta com fornecedores e clientes. Ser pontual também significa fazer as entregas dentro dos prazos.

Evite se envolver em fofocas

Evite se envolver em fofocas dentro da empresa. Ficar espalhando informações confidenciais, do chefe ou de algum colega, pode prejudicar a carreira como um todo e motivar uma demissão. Também é importante tomar cuidado com a exposição da vida pessoal no ambiente de trabalho, para não se tornar um alvo dos fofoqueiros.

Cuidado com as discussões

Quem trabalha com muitas responsabilidades ou com uma rotina muito agitada acaba se estressando com facilidade. O estresse, por sua vez, pode ser o gatinho para uma discussão com algum colega de trabalho ou gestor. Por mais que a situação seja irritante, o ideal é manter a cabeça no lugar, controlar os sentimentos e não se envolver em conflitos.

Seja exemplar

Seja exemplar no seu trabalho. (Foto Ilustrativa)
Seja exemplar no seu trabalho. (Foto Ilustrativa)

Ser um profissional exemplar é mostrar disposição para fazer um bom trabalho e também para ajudar em outras tarefas. Caso tenha um tempo livre na agenda, peça para trabalhar em projetos paralelos na empresa. Só tome cuidado para não se sobrecarregar.

Seja amigo do chefe

Em muitos casos, a demissão acontece não por causa da qualidade do trabalho, mas sim porque o profissional não tem um bom relacionamento com o chefe. Portanto, procure ser amigo do seu gestor e tenha uma convivência pacífica com ele na empresa. Apenas tome cuidado para não ser visto pelos colegas como um “puxa saco”.

E aí? Você conhece alguma outra dica sobre como não ser demitido? Deixe um comentário.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

Cálculo de rescisão: o que é? Como é feito?

Conheça tudo sobre o cálculo de rescisão, como ele é feito e muito mais! Entre ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *