Home / Aposentadoria / Como saber se já posso aposentar?

Como saber se já posso aposentar?

Quer saber se você já pode se aposentar. No ano de 2015, o governo federal adotou novas regras para aposentadoria de homens e mulheres, além de estabelecer novo tempo mínimo de contribuição com o INSS, os trabalhadores também precisam atingir pontuação uma pontuação mínima para solicitar o benefício.

A aposentadoria por idade, continua exigindo no mínimo 60 anos para as mulheres e 65 para homens. A principal mudança atingiu a aposentadoria por tempo de contribuição, uma das mais solicitadas pelos brasileiros por conta do valor das parcelas. A partir deste ano, a Previdência Social passou a considerar a idade também nesse tipo de aposentadoria, com a regra 85/95.

O benefício da aposentadoria conta com novas regras. (Foto Ilustrativa)
O benefício da aposentadoria conta com novas regras. (Foto Ilustrativa)

Quando solicitar a aposentadoria?

Se o objetivo for aposentar por idade, é necessário comprovar ter contribuído regularmente com o INSS por no mínimo 180 meses durante toda a vida profissional. Para trabalhadores urbanos, a idade mínima é de 60 anos para as mulheres e 65 anos para homens. Para trabalhadores rurais, a idade mínima é de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres.

Quem deseja se aposentar por tempo de contribuição e garantir que as parcelas sejam recebidas no valor integral, ou seja, no mesmo valor que os últimos salários, é necessário obter pontuação mínima de 85 para as mulheres e 95 para os homens. Mas vale ressaltar que essa pontuação não corresponde a idade do trabalhador, é uma somatória entre o tempo de contribuição e a idade do mesmo no momento da solicitação.

Sendo assim, o trabalhador que deseja solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição deve ter contribuído por no mínimo 30 anos, no caso dos homens e 35 no caso das mulheres. Por exemplo, um homem com 50 anos de idade e que contribuiu por 35 anos, tem apenas 85 pontos, mas como já atingiu o tempo mínimo de contribuição, a cada aniversário dois pontos serão acrescentados na somatória.

Como saber se já posso aposentar 1

A regra dos 85/95 vale apenas no ano de 2018, a partir dessa data passará a ser 86/96 e assim sucessivamente, com acréscimo de um ponto a cada dois anos. No ano de 2026 para que seja possível aposentar por tempo de contribuição será preciso atingir a pontuação 90/100, sendo a primeira para as mulheres e a segunda para os homens.

Tipos de aposentadoria

A aposentadoria deve ser solicitada pelo trabalhador quando não há mais condições físicas ou psíquicas de exercer qualquer função ou quando o limite de idade e tempo de contribuição já tenha sido atingido. Caso ainda esteja registrado por uma empresa, é preciso comunicar o gestor imediato antes de procurar a Previdência. A empresa também é responsável por orientar o funcionário a respeito do benefício, independente se há ou não a intensão de continuar trabalhando no local.

Além da aposentadoria por idade e contribuição, existe também a aposentadoria por invalidez, um direito de todos os trabalhadores que não podem mais exercer nenhum tipo de função devido a problemas crônicos de saúde. Essa modalidade não permite que o aposentado volte a trabalhar futuramente, ou seja, após conquistar o benefício, qualquer empresa fica impossibilitada de realizar a admissão do aposentado por invalidez.

Existe também a aposentadoria especial, concedida somente para aqueles que contribuíram regularmente com o INSS, mas eram mantidos em ambiente ou situações de risco durante a rotina de trabalho. O trabalhador que se aposentar através da especial, não pode voltar a exercer a mesma profissão após começar a receber as parcelas do benefício e poderá ser registrado novamente apenas em outros cargos.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

aposentadoria

Aposentadoria: veja o passo a passo para garantir o seu benefício.

A aposentadoria é um benefício para todos os trabalhadores brasileiro. Para ter direito a receber ...

One comment

  1. Idima de Matos Silva Barufaldi

    Tenho 55 anos sofro com doença de chagas tenho dificuldades para trabalhar .qdo aguentava trabalhei de carteira assinada por 8 anos e não contribui mais ,gostaria de saber se ja posso pedir minha aposentadoria por invalidez como devo agir e quem procurar.aguardo resposta .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *