Home / Empregos e carreira / Como ser demitido: aprenda aqui!

Como ser demitido: aprenda aqui!

Você quer aprender como ser demitido? Então leia a matéria e veja várias dicas. A demissão pode acontecer a partir de um diálogo saudável com um chefe ou através de atitudes que comprometem a conduta profissional.

Algumas pessoas estão insatisfeitas profissionalmente, seja por causa de brigas com o chefe, salário baixo ou rotina cansativa de trabalho. Nesses casos, o melhor a ser feito é pedir demissão. Essa atitude, no entanto, não é nada fácil de ser tomada.

Você está cansado do seu emprego? Veja como ser demitido. (Foto: Divulgação)
Você está cansado do seu emprego? Veja como ser demitido. (Foto: Divulgação)

Antes de sair da empresa, é muito importante avaliar os prós e contras da demissão. Em tempos de crise econômica, não está fácil encontrar um emprego, por isso você deve ter bons motivos para deixar de trabalhar numa determinada organização.

O desejo de ser demitido surge por diferentes circunstâncias. O trabalhador pode estar cansado de ver a sua carreira estagnada, ter uma rotina desgastante de trabalho, não se dar bem com os seus superiores ou ter interesse de mudar de área. Receber uma proposta melhor de trabalho e desejo de empreender também são fortes motivos para desejar a demissão.

Dicas de como ser demitido

Caso o desligamento do atual cargo seja mesmo a melhor opção para a sua carreira, então comece a pensar a melhor forma de abordar o superior e dar a notícia. Confira a seguir algumas dicas de como ser demitido:

Ser demitido numa boa

Na maioria das vezes, a demissão acontece de forma conturbada e com muito ressentimento envolvido. No entanto, você pode tentar ser despedido da empresa numa boa, sem prejudicar a sua conduta profissional ou carregar inimizades por toda a vida.

Ser demitido numa boa é importante, sobretudo, para as pessoas que pretendem continuar na mesma área de atuação. Futuramente, poderá ser necessário uma boa referência para conseguir um emprego, por isso não vale à pena sair da empresa com um histórico manchado.

Ser demitido é mais vantajoso para o trabalhador do ponto de vista financeiro do que pedir as contas, principalmente se ele já trabalha há muitos anos na empresa. Somente com a demissão partindo da empresa é possível receber 40% do fundo de garantia (FGTS).

Você quer ser demitido numa boa? Então faça da seguinte forma: vá até a sala do chefe e peça para conversar. Explique sua situação e veja se ele não pode realizar a demissão sem justa causa. Se a resposta for não, evite discussões ou climão. Peça para cumprir o aviso prévio de 30 dias.

Um colaborador, que sempre trabalhou certo e contribuiu com o crescimento da empresa, dificilmente terá o desejo de “ser demitido” negado. Contudo, se o empregador estiver contendo gastos e indignado com a situação, ele não dará a demissão sem justa causa tão simples assim.

Ser demitido de forma deselegante

Como ser demitido aprenda aqui!

Alguns profissionais possuem um forte desejo de serem demitidos, por isso acabam tomando atitudes que prejudicam o emprego e, de certa forma, a carreira. Se você está disposto a passar por isso, então confira a seguir algumas dicas de como ser demitido:

  • Não se desculpe com o chefe ou com os colegas de trabalho
  • Leve os problemas pessoais para o trabalho
  • Pratique a procrastinação
  • Faça piadas de mau gosto
  • Tire muitas licenças
  • Faça a produtividade cair

As atitudes acima podem levar à demissão, mas cuidado para que isso não aconteça “com justa causa”. Esse tipo de rescisão faz o trabalhador perder o direito ao décimo terceiro, férias proporcionais e FGTS, sem falar que mancha a carteira de trabalho.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

Cálculo de rescisão: o que é? Como é feito?

Conheça tudo sobre o cálculo de rescisão, como ele é feito e muito mais! Entre ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *