Home / Empregos e carreira / Entrevista de emprego: dicas para ir bem.

Entrevista de emprego: dicas para ir bem.

A entrevista de emprego é uma das principais etapas do processo seletivo, através dela, a empresa analisa o comportamento de cada candidato e define quais terão a chance de concorrer a vaga. Saiba como se comportar, o que fazer para melhor expor o seu perfil profissional e assim conseguir conquistar a vaga.

Durante o processo seletivo, o objetivo dos recrutadores é identificar as principais características de cada candidato, afim de escolher aqueles que mais estão aptos para assumir determinada função. No entanto, o nervosismo pode atrapalhar nessa tapa tão decisiva, portanto, se preparar para o momento é fundamental.

Entrevista de emprego dicas para ir bem 1
O primeiro passo é superar o nervosismo! (Foto: Divulgação)

Dicas para ir bem na entrevista de emprego

Veja a seguir algumas dicas para se dar bem numa entrevista de emprego:

Conheça a empresa

Além de demonstrar ao entrevistador o interesse em fazer parte da equipe, é muito importante para que a entrevista seja satisfatória. Ao receber o convite para participar do processo seletivo, pesquise sobre a empresa, conheça a história, as políticas organizacionais, missão e valores.

Analise seu histórico profissional

Entre as perguntas mais comuns numa entrevista de emprego, estão aquelas que dizem muito sobre a sua vida profissional, como em quais empresas já trabalhou, quais tarefas desempenhou, qual função mais ou menos gostou e a relação com os colegas de trabalho. Ao analisar seu próprio histórico profissional, procure observar esses quesitos, será mais fácil responder às perguntas de maneira clara na hora da entrevista.

Não esconda seus defeitos

O desenvolvimento profissional é constante, portanto, independente do tempo de carreira, todos sempre têm algo novo para aprender. Ao se considerar um profissional absolutamente preparado e capacitado para tudo, corre-se o risco de demonstrar prepotência. Seja sincero, assuma os pontos a desenvolver e se mostre disposto a aceitar desafios para superar dificuldades.

Entrevista de emprego dicas para ir bem
Não esconda os seus defeitos, mas deixe as qualidades se sobressaírem. (Foto: Divulgação)

As qualidades devem se sobressair

Também é preciso demonstrar e fazer com que o entrevistador perceba o quão importante você pode ser para empresa. Quando interrogado sobre suas qualidades ou pontos fortes, exponha características pessoais e profissionais positivas. Conquistas como promoção de cargo nas empresas anteriores, não são o foco nesse momento.

Também faça perguntas

É preciso lembrar que a entrevista é feita para conhecer o candidato e esse, também deve aproveitar o momento para conhecer melhor a proposta de emprego. Não tenha receio de fazer perguntas em caso de dúvidas, no entanto, deixe para o final da entrevista, assim você não corre o risco de interromper ou atrapalhar o entrevistador.

Demonstre interesse na vaga

Não é apenas suas respostas que são analisadas pelo entrevistador, a postura e o comportamento também são. Deixe transparecer seu interesse e entusiasmo pela vaga, mantenha a postura ereta para não demonstrar desanimo e preste muita atenção no que o entrevistador pergunta e propõe.

Roupa ideal

Não existe roupa ideal para entrevista, mas sim para cada tipo de empresa. Antes de decidir o que vestir, procure saber mais sobre o perfil de quem já está empregado pela empresa e observe qual o estilo de roupa que usam para trabalhar. Social ou esportivo, só não vale exagerar na maquiagem, usar decotes, minissaias, bonés, camiseta regata e chinelos.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

Cálculo de rescisão: o que é? Como é feito?

Conheça tudo sobre o cálculo de rescisão, como ele é feito e muito mais! Entre ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *