Home / Aposentadoria / INSS: O que é? Como atua?

INSS: O que é? Como atua?

Saiba aqui o que é o INSS, seu significado, pra que serve, como contribuir, como atua e etc! À seguir você poderá tirar todas essas dúvidas e já começar a contribuir pra sua aposentadoria. Não perca mais tempo!

O texto de hoje vai te ajudar caso você não entenda muito bem como o INSS funciona, como requerer seu benefício, quando você poderá utilizá-lo e etc. Tire suas dúvidas aqui!

INSS

 

O que é o INSS?

INSS significa Instituto Nacional do Seguro Social, e é um órgão do Ministério da Previdência Social , uma autarquia que cuida do pagamento da aposentadoria pelo governo, pensão por morte, auxílio acidente, auxílio doença e demais outros benefícios por lei que o governo exerce o dever de pagar ao cidadão.

O INSS é uma autarquia relativamente nova, pois foi criada em 27 de junho de 1990, a partir do Decreto nº 99.350 e conta com mais de 40 milhões de contribuintes no país. A organização e computação de todos os dados do INSS e de seus contribuintes são feitos e gerenciados pelo instituto DATAPREV que trabalha em conjunto com o INSS.

O INSS é um seguro social do governo, que você contribui durante muitos anos através do seu salário para poder usufruir quando tiver necessidade, seja ela por idade, por doença, por gravidez, morte, invalidez, tempo de contribuição desemprego ou reclusão ou algum outro tipo de necessidade que será autorizado à você a receber sua previdência social.

Como consultar e fazer solicitação do seu benefício no INSS?

Você antes de qualquer coisa, pra fazer consulta ou solicitar o benefício, terá que fazer o agendamento da sua visita, pode ser pelo telefone ou pela internet. Pelo telefone você falará diretamente com a Central de atendimento, pelo número 135. Pela internet você fará seu agendamento diretamente pelo site da Previdência Socialhttp://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/142

Depois de fazer seu agendamento, no dia não esqueça de levar os principais documentos, seu CPF, sua identidade e o número do seu PIS/PASEP, que isso será fundamental para que o atendente da Previdência possa localizar seu cadastro e lhe dar as informações necessárias.

Vale lembrar que o benefício de aposentadoria acontece com 35 anos de contribuição, a outra forma é por idade, para homens aos 65 anos e para mulher aos 60, quando atingir essa idade deverá ter pelo menos 15 anos de contribuição para que consiga alcançar o benefício.

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado com suas dúvidas sobre este instituto que é o INSS.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixem comentários.

Até a próxima!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

aposentadoria

Aposentadoria: veja o passo a passo para garantir o seu benefício.

A aposentadoria é um benefício para todos os trabalhadores brasileiro. Para ter direito a receber ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *