Home / Aposentadoria / Previdência Privada: veja como pode te ajudar!

Previdência Privada: veja como pode te ajudar!

Não sabe como funciona uma previdência privada? Tem curiosidade e quer saber como fazer uma? Saiba mais aqui, vamos explicar essas e outras dúvidas que todo mundo tem sobre uma aposentadoria privada. Saiba vantagens e benefícios! Não perca mais tempo!

No artigo de hoje vamos tentar explicar ao máximo tudo sobre uma previdência privada, qual se encaixa mais com o seu perfil, quais as vantagens de cada uma, qual você deve fazer, idade mínima e muito mais!

previdencia-111181017

 

O que é uma previdência privada?

A previdência privada é bem diferente da previdência social, que você tem que contribuir ali através do seu salário todo mês descontado no contra-cheque, e sabe exatamente quanto vai receber quando se aposentar. A previdência privada é de vários tipos, você, inclusive, pode contribuir quando puder, por mês, por semana, por ano, tudo de uma vez só, isso vai depender de você e do tipo que você escolher, e essa previdência você também poderá sacar quando quiser, se desistir e quiser cancelar seu plano, seu dinheiro é devolvido pela agência bancária.

A previdência privada não está ligada ao INSS assim como é a previdência social, ela é organizada e extremamente fiscalizada por um órgão do governo federal competente pra isso, que é o Susep – Superintendência de Seguros Privados.

Na hora de escolher sua previdência privada deve-se ficar atento ao plano, você poderá escolher quando vai contribuir e o valor, ou escolher contribuir com um valor inteiro de uma vez só, as duas tem tributação e no contrato você deve verificar isso pra escolher a que vai te atender melhor.

Os tipos de previdência privada

São dois tipos que você poderá escolher, fique atento:

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL): esse é o plano mais usado por pessoas que tem uma renda mensal mais alta, e este valor de contribuição pode ser abatido através do Imposto de Renda anual. E vale lembrar que no saque do valor da previdência privada o imposto será cobrado de acordo com o total que tinha na conta da previdência.
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL): a principal diferença dos dois é que o VGBL não poderá ser abatido do imposto de renda anual, e quando o valor foi sacado da previdência privada o valor da tributação será em cima apenas do quanto rendeu em sua conta e não do total como é no PGBL.

Vale ressaltar que não há idade mínima para começar sua previdência privada, não depende de tempo de carteira assinada nem nada. Muitos pais já fazem previdência privada para os filhos enquanto bebês, para garantir um futuro de qualidade e sossego.

Você poderá fazer uma pesquisa no site da SUSEP e ver todas as previdências privadas que existem: http://www.susep.gov.br/

Esperamos que o texto tenha lhe ajudado.

Para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários!

Até a próxima!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

aposentadoria

Aposentadoria: veja o passo a passo para garantir o seu benefício.

A aposentadoria é um benefício para todos os trabalhadores brasileiro. Para ter direito a receber ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *