Home / Aposentadoria / Previdência Social agendamento: veja como fazer

Previdência Social agendamento: veja como fazer

Veja como fazer o agendamento da Previdência Social. Agora, todos os trabalhadores beneficiados ou não por algum auxílio do INSS podem fazer o agendamento de atendimentos através da internet, sem precisar se deslocar até a Previdência ou enfrentar filas.

A Previdência Social é o órgão responsável por garantir aos trabalhadores, direitos como auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por invalidez, também por fazer emissão de documentos e consultas médicas para conceder benefícios trabalhistas. O número de atendimento diário é grande, por este motivo, o agendamento online é uma ótima opção para quem deseja mais agilidade na resolução dos casos.

Não é preciso enfrentar filas para ser atendido pela Previdência Social. (Foto: Divulgação)
Não é preciso enfrentar filas para ser atendido pela Previdência Social. (Foto: Divulgação)

Como funciona o agendamento da Previdência Social

A assistência da Previdência Social é fundamental para dar entrada em benefícios trabalhistas. Após receber o encaminhamento ou orientação da empresa em que trabalha, o profissional deve realizar atendimento para que o benefício seja solicitado, em caso de doença e acidente, ainda é feita pela própria Previdência, a perícia médica, uma consulta que avalia se o trabalhador está apto ou não para exercer suas atividades na empresa.

Sem o atendimento da Previdência Social é impossível dar entrada na aposentadoria ou continuar a receber auxílio enquanto não é possível realizar o trabalho por conta de condições físicas e psíquicas. Nas grandes cidades, o atendimento ultrapassa a quantidade de 1000 beneficiários por dia.

O agendamento online pode ser feito por qualquer cidadão, em todas as cidades do país. O objetivo é otimizar a rotina de trabalho dos funcionários que trabalham no órgão e consequentemente, garantir mais agilidade e qualidade no atendimento, tornando possível que ainda mais pessoas sejam atendidas diariamente.

Previdência Social agendamento pela internet

Na página de agendamentos da previdência social, basta escolher a opção “agendar” e digitar o código de segurança informado na página. Logo em seguida, será necessário informar o tipo de atendimento, para benefício (tudo que é referente a auxílios, pensões e aposentadorias) ou CNIS (Atualizações de cadastro ou simulações para aposentadoria). Nessa mesma página, fica disponível um link com toda a documentação necessária para cada tipo de atendimento ou situação.

O agendamento pode ser realizado de forma simples e prática pela internet. (Foto: Divulgação)
O agendamento pode ser realizado de forma simples e prática pela internet. (Foto: Divulgação)

Na etapa seguinte é preciso informar alguns dados pessoais, como o nome completo, data de nascimento e o número do NIT (PIS/PASEP), esse número pode ser encontrado na carteira de trabalho ou no cartão cidadão. Após terminar o cadastro, é liberado o acesso ao endereço da Previdência Social do município e aos horários e datas disponíveis.

É fundamental comparecer ao locar na data prevista, não se esquecer do comprovante que deve ser impresso após finalizar o agendamento e também dos documentos necessários para o atendimento.

Vale ressaltar que o requerimento da pensão por morte e salário-maternidade podem ser feitos pela internet, sem que seja necessário comparecer na previdência. Basta realizar o agendamento online e posteriormente enviar toda a documentação solicitada pelos correios. A Previdência voltará a entrar em contato se houver alguma irregularidade, caso contrário, o beneficiário passa a receber o benefício imediatamente.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

aposentadoria

Aposentadoria: veja o passo a passo para garantir o seu benefício.

A aposentadoria é um benefício para todos os trabalhadores brasileiro. Para ter direito a receber ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *