Home / FGTS / Saldo FGTS: como consultar pela net?

Saldo FGTS: como consultar pela net?

Veja como consultar seu saldo FGTS pela internet. O benefício é liberado para saque somente após demissões sem justa causa ou em casos específicos, como para a quitação ou aquisição de imóveis. No entanto, o trabalhador pode verificar os depósitos e valor acumulado a qualquer momento.

Acompanhar a movimentação da conta do fundo de garantia permite que o trabalhador verifique se a empresa na qual está registrado, transfere a quantia correta do benefício todos os meses, ficando mais fácil de reivindicar em caso de irregularidade por parte do empregador. Outra vantagem de ter acesso ao valor acumulado, é se programar para utilizar o FGTS em recursos permitidos pela Caixa Econômica.

O trabalhador recebe o fundo de garantia pela Caixa Econômica Federal. (Foto Ilustrativa)
O trabalhador recebe o fundo de garantia pela Caixa Econômica Federal. (Foto Ilustrativa)

Para que serve o saldo FGTS?

O saldo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), é um benefício criado pelo governo federal e direito de todos que exercem alguma atividade profissional com registro em carteira. Todo o trabalhador que já é cadastrado no PIS, possui uma conta FGTS na Caixa Econômica Federal, sendo assim, sempre que é admitido em uma empresa, determinada quantia é depositada nessa conta uma vez ao mês.

O valor depositado na conta FGTS é de responsabilidade do próprio empregador, mas tem como base o salário bruto de cada funcionário. O valor correto corresponde a 8% da remuneração mensal, sendo assim, um trabalhador que recebe R$2.000,00 terá R$160,00 depositado em sua conta. Os depósitos só não acontecem quando o trabalhador está desempregado ou em trabalho informal.

O saque do FGTS só é permitido em caso de dispensa sem justa causa, mas o saldo acumulado pode ser utilizado, ainda que o trabalhador esteja exercendo sua função regularmente na empresa, caso realize a compra ou deseje quitar financiamento de imóvel. O pedido de demissão não permite acesso a conta, mas o saldo FGTS permanece intacto, apenas não acontecem depósitos.

Como consultar saldo FGTS?

A consulta ao saldo pode ser realizada a qualquer momento pela internet. (Foto Ilustrativa)
A consulta ao saldo pode ser realizada a qualquer momento pela internet. (Foto Ilustrativa)

A consulta do saldo FGTS pela internet é disponibilizada pela Caixa Econômica Federal e pode ser feita a qualquer momento pelo titular da conta, basta criar um login de acesso. Para isso, é necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP, que é impresso no cartão cidadão e manuscrito na carteira de trabalho.

Na página de Serviço Social da Caixa Econômica, preencha os campo ‘Nis (Pis/Pasep)’ com o número correto do seu documento, escolha uma senha e digite no espaço indicado e em seguida, clique em ‘cadastrar senha’. Após realizar esse cadastro, basta realizar a consulta na mesma página, só em vez de escolher a opção ‘cadastrar senha’, clique em ‘ok’ para fazer o login.

Na barra de nome FGTS, várias opções estarão disponíveis ao trabalhador, o saldo total e todos os detalhes da conta, como datas de depósitos, valores mensais depositados, entre outros, ficam visíveis através da opção ‘Extrato Completo’. Caso as quantias do extrato não estejam corretas, procure a Caixa Econômica Federal e posteriormente, o departamento de Administração de Pessoal da empresa.

Recomendados para você:

About Isabella Moretti

Check Also

PIS TELEFONE

PIS: o que é, como consultar e mais!

Saiba aqui o significado de PIS, os benefícios desse programa, descubra como você pode consultar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *