Home / Seguro Desemprego / AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO ES: VEJA COMO FUNCIONA!

AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO ES: VEJA COMO FUNCIONA!

O agendamento do seguro desemprego no ES (Espírito Santo) ficou mais fácil. Até um tempo atrás, era necessário o cidadão se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal com alguns documentos, para fazer seu agendamento. Isso demandava muito tempo para o trabalhador.

Com os avanços da tecnologia, o agendamento do seguro desemprego no ES agora pode ser feito pela internet. Este artigo vai explicar como pode ser feto o agendamento seguro desemprego no ES.

O QUE É SEGURO DESEMPREGO?

O seguro desemprego é um benefício de ajuda financeira no período de alguns meses ao trabalhador que foi demitido. O valor do benefício varia conforme o salário e tempo de trabalho, podendo ser pago em até cinco meses.

agendamento seguro desemprego es

Este benefício tem ajudado não só os trabalhadores como também sua família. Em alguns casos, essa ajuda financeira liberada pelo seguro desemprego, é a única renda que o trabalhador desempregado tem para sustentar sua família enquanto procura outro emprego. No entanto, para o trabalhador que foi demitido ter direito ao seguro desemprego, ele precisa seguir algumas exigências.

QUEM TEM DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?

Todo trabalhador que foi dispensado dos seus serviços voluntariamente, a partir do dia 16 de Junho de 2015 devem atender os seguintes requisitos:

  1. Ter trabalhado por 1 ano nos últimos 18 meses sem interrupção;
  2. Ter trabalhado por seis meses sem interrupção;
  3. Ter trabalhado por nove meses nos últimos doze meses sem interrupção.
  4. Não pode estar recebendo nenhum auxílio da Previdência Social (auxílio doença, aposentadoria, auxílio reclusão). Com exclusão de pensão por morte e auxílio acidente.
  5. O trabalhador não pode ter renda própria igual ou maior que um salário mínimo.
  6. Não ter sido demitido por justa causa.

AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO ES

seguro desemprego es

Para realizar o agendamento do seguro desemprego no ES, o trabalhador tem algumas opções. A primeira delas é fazer a agendamento pelo SINE (Sistema Nacional de Emprego).

Para requerer o seguro desemprego, acesse o site agendamento.vitoria.es.gov.br e na primeira seção que é para escolher o tipo de serviço, escolha a opção ‘Trabalhador’ e ‘Seguro Desemprego’, depois clique em Próximo.

Na segunda seção, escolha a unidade em que deseja dar entrada no seguro desemprego. Lá vai aparecer como opção a Agencia Municipal do Trabalhador (SINE de Vitória). O próximo passo é preencher alguns dados como Nome, CPF, Telefone, E-mail e o dia do atendimento. Agora é só clicar em ‘Agendar’.

O site também te dá a opção de consultar o agendamento, caso você esqueça o dia. Basta apenas informar o número do CPF. O SINE do ES oferece 60 vagas de agendamento online.

O SINE de Vitória fica na rua Amélia da Cunha Ornelas 295, Bento Ferreira. O telefone de contato é o (27) 3222-2122.

O trabalhador também pode fazer seu agendamento do seguro desemprego através do site do Ministério do Trabalho. Após acessar o site, escolha o Estado em que você reside, depois escolha a Cidade em que deseja realizar o atendimento e logo em seguida, informe alguns dados pessoais para finalização do agendamento.

DOCUMENTOS PARA SOLICITAR SEGURO DESEMPREGO

O trabalhador que fez seu agendamento pela internet, e agora vai dar entrada no seguro desemprego no SINE de Vitória, deve ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • RG;
  • Requerimento do Seguro desemprego disponibilizado pela empresa;
  • Rescisão do Contrato de Trabalho disponibilizado pela empresa;
  • Comprovante do saque do FGTS;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência.

O trabalhador deve solicitar o seguro desemprego no ES, a partir do sétimo dia da demissão, no entanto, esse prazo não pode passar de cento e vinte dias.

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

agendamento mte

MTE.GOV.BR AGENDAMENTO: APRENDA COMO FUNCIONA!

Veja como funciona o agendamento do MTE e veja como fazer o seu para requerer ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *