Home / Benefícios sociais / CND INSS: Certidão Negativa de Débito – como consultar, como fazer e mais

CND INSS: Certidão Negativa de Débito – como consultar, como fazer e mais

Neste texto, explicaremos rapidamente o que é este documento, como retirar facilmente CND INSS  online e quando é necessário que o trabalhador ou sua empresa possua uma cópia para demonstrar que não tem nenhum debito inscrito com a Previdência.

Agora todo segurado pode consultar a CND INSS (Certidão Negativa de Débito) de forma rápida e simples sem sair de casa, diretamente online no site da Previdência Social.Todos os links de acesso, telefone e localizações se encontram mais em baixo.

O que é CND INSS?

certidao cnd inss

É a Certidão Negativa de Débito, e existe para demonstrar que o cidadão não está com nenhum tipo de restrição ou nenhum pagamento pendente junto ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).
Significa que está em dias com todas as contribuições previdenciárias, e que não existe nenhuma inscrição ativa junta a Previdência.

Ela tem a validade de cento e oitenta dias após sua emissão, servindo como prova diante de todos os órgãos públicos do Brasil.

É de extrema importância em diversas situações, como verificar se realmente todos os pagamentos foram realizados, quando a empresa deseja participar em licitações ou quando o cidadão precisa pedir algum tipo de benefício junto ao INSS.

Deve se tomar cuidado para não confundir com a CPD-EN: Certidão positiva de débito com efeitos de negativa.

Nesse ultimo caso, o débito existe, porém por algum motivo ele não pode ser cobrado. Então para todos os efeitos é como se não houvesse qualquer divida perante a previdência ou a receita.
A CND INSS pode ser requerida tanto online, quanto pessoalmente. Em ambos os casos o órgão responsável pela sua expedição é o DATAPREV (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), sobre responsabilidade da Receita Federal e do Ministério da Fazenda e criada em 1994 através de Lei.

 

CND INSS: Como consultar ONLINE

 

A melhor forma de verificar o seu CND INSS é diretamente pelo site da Receita Federal, no site do DATAPREV.Aprenda passo-a-passo como consultar sua Certidão Negativa de Débito junto à Previdência Social:

certidao cnd inss

1 – Deve se entrar no site,clicando aqui, se você for pessoa fisica (CPF) ou clicando aqui se for pessoa jurídica. (CNPJ)

 

2 – Já no site, deve-se colocar seu CNPJ corretamente e apertar no botão de Consulta. Em seguida deve-se colocar os códigos verificadores (a caixa com letras em preto) da forma que se encontra.

 

3 – Em seguida aparecerá a opção de gerar uma nova CND INSS. Basta seguir os procedimento e pronto, você já tem sua Certidão Negativa de Débito junto à Receita Federal.

 

Caso haja algum impedimento, será demonstrado na tela a divida. A mesma deverá ser paga para que seja possível a emissão do certificado.

Esta é a forma de consultar o documento de forma online. Sem dúvidas é maneira mais rápida e eficiente
Você também pode imprimir e levar como comprovante para qualquer necessidade em frente aos órgãos públicos do Brasil, que terá a validade de 180 dias após sua consulta.

 

CND INSS: SISTEMA INDISPONÍVEL

Infelizmente, pela grande procurar e pela falta de manutenção dos servidores do DATAPREV, é comum o CND INSS estar indisponível
Caso você tenha colocado o CNPJ ou CPF e a caixa verificadora corretamente, e mesmo assim não está obtendo êxito, é possível que você esteja vendo uma página como essa:

 

Caso isso esteja ocorrendo, infelizmente não há nada que se possa fazer.A única forma seria de tentar novamente em outro horário, de preferência em horário que não haja muita gente fazendo a pesquisa, como tarde da noite.Se mesmo assim você não conseguir, recomenda-se que vá direto ao próximo tópico, aonde você poderá requerer a certidão pessoalmente.

Outro problema bastante comum é de simplesmente não aparecer disponível para consulta por outro motivo, como falta de cadastro junto ao órgão ou algum erro de cadastro junto à Previdência Social. Infelizmente estes casos são bastante comuns devido a grande quantidade de atendimentos realizados diariamente nos postos de atendimento do INSS.

Como outros problemas, à unica forma de realizar o  procedimento e retirar sua certidão é de se dirigir até o posto de atendimento e realizar o procedimento junto aos servidores do órgão, que ajudarão você passo-a-passo a conseguir solucionar o seu problema.

 

Como e quem pode requerer o CND INSS pessoalmente?

Qualquer trabalhador, com seus documentos em mãos, ou por um terceiro com procuração com firma reconhecida. (Ou seja, a assinatura da procuração pública deve estar reconhecida em cartório e autenticada)Para empresas, é necessário que quem deseja consultar a certidão deve ser sócio ou estar autorizado também por firma reconhecida por algum dos sócios. É necessário também que se leve uma copia do contrato social da empresa.

Todos os documentos como RG, CPF, CNPJ, Contrato social devem ser autenticados em cartório, para evitar maiores complicações e não ter que se dirigir mais de uma vez ao local de atendimento.

A empresa precisa da CND INSS quando deseja vender títulos de bens, quando também quer se inscrever em licitações publicas e quando for usar qualquer tipo de recursos públicos.

certidao cnd inss

Para encontrar aonde você pode requerer o documento, basta agendar o seu atendimento site da Receita, clicando aqui.
Aparecerá todos os estados, selecione o estado em que você mora, e em seguida a cidade.

Em seguida aparecerá quais são os procedimentos para se agendar a consulta para requerer a certidão negativa de débito.

Cada cidade é diferente das outras, sendo em alguns casos agendar previamente, dependendo se trata-se de pessoa física ou jurídica, e em outros casos basta se dirigir ao posto da Receita e pegar uma senha e esperar atendimento

 

CND INSS 2 VIA: COMO TIRAR?

As vezes o empresário perde a primeira via do CND INSS, sendo necessário retirar a 2 via. Felizmente a certidão também pode ser retirada de forma ONLINE no conforto da sua casa.
Para isso é bastante simples. Pode ser acessado diretamente do site da receita, clicando aqui.
Em seguida,basta informar o número do CNPJ e os números verificadores novamente, caso não consiga entender basta clicar em recarregar.. Depois disso é expedido a 2 via da Certidão.

Lembre-se novamente de prestar bastante atenção na hora de digitar o CNPJ, sem pontos ou hifens.

Tipos de CND INSS

desemprego seguro

Além do CND INSS, existem várias outras certidões que podem ser solicitadas. Listamos algumas delas para você. Veja:

– Imóvel: declara que o imóvel não possui pendências;– Protesto: comprova a existência ou não de dívidas junto ao cartório de protestos;– Execuções Físicas: comprova a existência ou não de dívidas tributárias junto a órgãos municipais e estaduais;– Falência e Concordada: documento exigido em licitações para comprovar se existe algum pedido de falência ou concordata da Pessoa Jurídica;– Justiça do Trabalho: comprova processos trabalhistas tanto para Pessoa Física ou Jurídica.– Tributos imobiliários: verifica se há dívidas imobiliárias junto à Prefeitura;

Bem, agora ficou mais claro sobre o que seria a Certidão Negativa do INSS, além de detalhes de como solicitar esse documento e quais são as suas funções.

Diante o exposto, espero que você tenha conseguido entender como requerer o seu CND INSS da forma mais conveniente possível.Deixamos também um video que explica todo o procedimento de forma simples e direta, caso ainda tenha ficado alguma dúvida.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, você pode deixar um comentário logo abaixo que nossa equipe responderá da forma mais rápida possível.

Lembre-se, que as vezes os sites se encontram OFFLINE ou lento por motivo de sobrecarregamento, basta tentar novamente em um horário diferente.

 

Recomendados para você:

About admin

Check Also

gps em atraso

GPS em atraso: como resolver? Aprenda aqui

Entenda o que  é a GPS e como resolver a GPS em atraso com nossas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *