Home / Benefícios sociais / Extrato Dap: como funciona, como tirar e mais!

Extrato Dap: como funciona, como tirar e mais!

Extrato DAP é super fácil de conseguir, explicamos do que se trata e como funciona, acompanhe conosco agora mesmo!

O governo federal tem feito uma série de melhorias para as pessoas que vivem no campo, poderem utilizar seus benefícios. E uma dessas melhorias é o extrato dap sobre o qual falaremos no artigo de hoje, acompanhe conosco.

O que é o Extrato DAP

Indo direto ao assunto, o DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, foi criado pelo Governo Federal com a intensão de controlar as atividades agrícolas do país. Com esse programa, o Governo poderá coordenar todos os dados e informações sobre os agricultores e poderá ter facilidade ao se comunicar com os mesmos. Desse modo, podendo entender as necessidades desses trabalhadores e podendo investir de forma correta em áreas estratégicas da agricultura. O agricultor que desejar saber como anda sua situação precisa, primeiramente, consultar o extrato DAP para saber  qual a sua situação dentro do benefício do Governo Federal.

extrato dap

A Declaração de Aptidão ao Pronaf serve para o Governo poder organizar em um único banco de dados, todas as informações sobre os agricultores e/ou as cooperativas, entendendo melhor suas necessidades, afim de fazer investimentos corretos nas áreas estratégicas desse setor, ou seja, financiando aqueles que desejam melhorar ou expandir sua produção, visando aumentar seus respectivos lucros.

Quem tem direito ao DAP?

A seguir você poderá conferir quem possui direito:

  • Produtor que possui área rural de menor ou até 4 módulos fiscais;
  • Produtor que tenha como renda principal atividade de exploração da propriedade;
  • Produtor que possua renda anual de até R$ 360 mil reais.

O DAP na realidade é um documento legal com validade de três anos, pois após o vencimento o produtor terá que realizar uma nova solicitação. Agora, caso o mesmo queira atualizar alguma informação importante que possa comprometer o seu benefício, pode fazer isso a qualquer época do ano, sem custo algum, o DAP pode ser emitido em escritórios de ATER – Assistência Técnica de Extensão Rural ou no próprio sindicato dos trabalhadores rurais.

Como tirar o Extrato DAp?

Para fazer extrato DAP é preciso se cadastrar no Ministério da Agricultura da sua região. Leve CPF e dados da sua produção, no caso de pessoa física. Para pessoa jurídica, é preciso que outros documentos da empresa estejam em mãos.

Depois do cadastro, é possível expedir o extrato DAP quando quiser, com o uso da internet, pelo link http://smap14.mda.gov.br/extratodap/

No caso da pessoa física (pesquisa de titular), esse acesso ao extrato DAP pode ser feito por meio do CPF – Cadastro de Pessoa Física ou ainda através de uma senha criada, no momento da abertura dessa inscrição no site da DAP.

O extrato DAP é grátis, ou seja, nada será efetivamente pago por quem o solicitar. É bom avisar, pois infelizmente há pessoas que tentam fraudar o sistema e acabam cobrando valores que sequer deveriam ser solicitados aos agricultores.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações aqui apresentadas tenham sido úteis e que consigam com sucesso retirar seu extrato dap. Já falamos aqui sobre o homolognet tambem, que pode ser muito util para voce, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e outros artigos e dúvidas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

aviso previo indenizado

AVISO PREVIO INDENIZADO: aprenda como funciona!

O aviso prévio indenizado é o aviso combinado entre as duas partes. É quando o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *