Todo empresário busca o candidato ideal para fazer parte da equipe. Avaliar o grau de adaptação dos candidatos em relação a organização é um dos pontos principais das entrevistas de emprego. Buscar pessoas que se encaixem perfeitamente com a missão, visão e valores da empresa é sempre um grande desafio.
Muitas empresas têm buscado empregar novas estratégias na escolha de novos colaboradores. Avaliação curricular e das habilidades do candidato continuam sendo a base das entrevistas, mas há um outro ponto que deve ser considerado: o fit cultural.
Muito se ouve falar de fit cultural, mas compreender a sua essência e objetivo é essencial para obter sucesso na avaliação e escolha do candidato. A contratação com base no fit cultural, não se baseia somente em que o candidato tenha um currículo impecável. Pois por melhores que sejam seus conhecimentos e habilidades, sem os valores corretos, ele não conseguirá seguir e se adequar às políticas e hábitos da empresa.
Mas o que é fit cultural?
Um modo de avaliação que busca a sinergia entre candidato e empresa, o fit cultural é o alinhamento entre os valores de um profissional e aqueles tidos pela empresa, ou seja, a cultura organizacional.
Com o fit cultural é possível avaliar os candidatos, de modo a encontrar aqueles que pensam e agem de forma similar a organização. Com isso, obter cooperação e potencial para o crescimento de ambos.
Muito se fala da análise CHA do processo seletivo, ou seja, da avaliação do conhecimento, habilidade e atitude do candidato. A avaliação desses três pontos é extremamente importante para o sucesso da entrevista, mas não é possível medir o todo.
O fit cultural entra como um complemento do CHA, sistema avaliatório já utilizado pelas organizações. Por meio desse método avaliatório é possível analisar um outro fator extremamente importante: os valores. Com isso, é possível entender se há uma relação adequada entre a cultura da empresa e do candidato.
Conhecer os valores do candidato previne a adaptação do mesmo ao ambiente de trabalho. O fit cultural ajuda a evitar a escolha de um profissional extremamente inovador para um ambiente de trabalho burocrático. Ou, ainda, um talento impulsivo para uma equipe metódica e planejadora. Evitando ruídos e rupturas na equipe.
E qual é a importância do fit cultural no processo seletivo?
O processo de recrutamento e seleção é extremamente importante para o sucesso das contratações. O êxito na contratação do candidato se dá a partir da avaliação, ou seja, para uma boa contratação é preciso realizar bons recrutamento e seleção.
A construção de um processo de recrutamento e seleção com base no fit cultural de candidatos oferece diversas vantagens. Entre elas, existem três que se destacam, são eles:
1º Assertividade na seleção
Tendo em vista que, atualmente quase quarenta por cento dos empregadores possuem dificuldades em contratar mão de obra qualificada, esse se tornou um grande diferencial. A assertividade nada mais é do que a atração e contratação dos profissionais corretos pela empresa e, obter êxito nesse quesito é primordial para o sucesso da organização.
2º Retenção de talentos
Após atrair é preciso reter, com isso, em seguida, está a retenção de talentos. A consequência da contratação dos profissionais adequados é sempre positiva. Pois, faz com que eles se sintam mais bem encaixados na ideologia organizacional, ou seja, que permaneçam por muito mais tempo. Além disso, é possível reduzir significativamente os custos com a rotatividade de pessoas.
3º Sinergia no trabalho
A sinergia é a maior e melhor consequência de uma boa contratação. A contratação correta, permite que os talentos individuais sejam somados para criar uma equipe de alto desempenho.
Esses são os benefícios primários do uso do fit cultural no processo de recrutamento e seleção. Com isso, é possível compreender que com os profissionais corretos, é possível que a empresa mantenha a sua essência, preservando os seus valores.