Homolognet é super fácil de usar, veja como se cadastrar e para que ele serve com nossas super dicas!
A crise em nosso país está mesmo complicada. Quem pretende sair do emprego, ou foi mandado embora, hoje conta com um sistema do governo, que torna tudo mais fácil, o homolognet. Neste artigo vamos te explicar como funciona, do que se trata, como se cadastrar e muito mais, acompanhe conosco
HomologNet – do que se trata?
Indo direto ao assunto, o O Homolognet é um sistema online instituído pelo Ministério do Trabalho, de homologação. Esse sistema da assistência a rescisão contratual de contratos firmados por mais de um ano. Esse programa permite que o empregador cadastre informações a respeito de rescisão de contratos trabalhistas. Hoje isso elva até 20 dias, esse sitema pretende reduzir isso para 5 ou menos.
A possibilidade de rescindir contratos de trabalho pela internet, além de evitar falhas humanas, garante cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber. Em geral, empresas de pequeno porte que têm dificuldades para fazer as rescisões, também serão beneficiadas. O HomologNet permite o cálculo dos valores da rescisão do contrato de trabalho de forma automática, possibilitando à empresa facilidade na hora da emissão do Termo de Rescisão e dando ao trabalhador a tranquilidade de saber que as indenizações devidas na demissão serão calculadas por um sistema confiável e garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Como se cadastrar?
É tudo super simples e fácil, veja as instruções:
- Entre no site trabalho.gov.br/homolognet, ainda na página de autenticação, pode clicar em cadastre-se.
- Nessa página de cadastro você irá informar o seu CNPJ, CEI ou CPF;
- Preencha corretamente e com atenção seus dados, depois, para validar os mesmos clique em incluir usuários;
- Será pedido telefone, e-mail e CPF;
- Duas opções irão aparecer: a primeira delas é funcionário da empresa ou vinculado ao escritório de contabilidade;
- Escolha uma dessas opções, vai aparecer uma nova tela pedido novas informações;
- Agora é só clicar em confirmar.
Como usar o homolognet?
O empregador, ao utilizar o Homolognet, deverá acessar o Sistema por meio do portal do MTb na Internet: www.trabalho.gov.br, cadastrar-se previamente e:
a) incluir os dados relativos ao contrato de trabalho e demais dados solicitados pelo Sistema;
b) informar-se com o órgão local do MTb, para verificar a necessidade de agendamento da homologação; e
c) dirigir-se ao órgão local do MTb, munido dos documentos exigidos.
As entidades sindicais de trabalhadores não estão obrigadas a utilizar o homolognet na assistência à homologação da rescisão do contrato de trabalho de seus representados, entretanto, se tiverem interesse em utilizar o Sistema Homolognet deverão, previamente, formalizar pedido à Secretaria de Relações do Trabalho, para o seu cadastramento no sistema e atender aos requisitos exigidos.
Dúvidas sobre o Homolognet: Esclarecimentos sobre o manuseio e demais funções do sistema Homolognet:
– Site do MTE | Canais de Atendimento
– Site do MTE | Perguntas e Respostas
– Central de Atendimento do MTE: telefone 158.
Conclusão
Bem pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que consigma usar o Homolognet com sucesso
Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!
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