Home / Seguro Desemprego / HomologNet: como acessar, cadastrar e como funciona, APRENDA AQUI

HomologNet: como acessar, cadastrar e como funciona, APRENDA AQUI

Homolognet é super fácil de usar, veja como se cadastrar e para que ele serve com nossas super dicas!

A crise em nosso país está mesmo complicada. Quem pretende sair do emprego, ou foi mandado embora, hoje conta com um sistema do governo, que torna tudo mais fácil, o homolognet. Neste artigo vamos te explicar como funciona, do que se trata, como se cadastrar e muito mais, acompanhe conosco

 

HomologNet – do que se trata?

homolognet

Indo direto ao assunto, o O Homolognet é um sistema online instituído pelo Ministério do Trabalho, de homologação. Esse sistema da assistência a rescisão contratual de contratos firmados por mais de um ano. Esse programa permite que o empregador cadastre informações a respeito de rescisão de contratos trabalhistas. Hoje isso elva até 20 dias, esse sitema pretende reduzir isso para 5 ou menos.

A possibilidade de rescindir contratos de trabalho pela internet, além de evitar falhas humanas, garante cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber. Em geral, empresas de pequeno porte que têm dificuldades para fazer as rescisões, também serão beneficiadas. O HomologNet permite o cálculo dos valores da rescisão do contrato de trabalho de forma automática, possibilitando à empresa facilidade na hora da emissão do Termo de Rescisão e dando ao trabalhador a tranquilidade de saber que as indenizações devidas na demissão serão calculadas por um sistema confiável e garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Como se cadastrar?

É tudo super simples e fácil, veja as instruções:

  • Entre no site trabalho.gov.br/homolognet, ainda na página de autenticação, pode clicar em  cadastre-se.
  • Nessa página de cadastro você irá informar o seu CNPJ, CEI ou CPF;
  • Preencha corretamente e com atenção seus dados, depois,  para validar os mesmos clique em incluir usuários;
  • Será pedido telefone, e-mail e CPF;
  • Duas opções irão aparecer: a primeira delas é funcionário da empresa ou vinculado ao escritório de contabilidade;
  • Escolha uma dessas opções, vai aparecer uma nova tela pedido novas informações;
  • Agora é só clicar  em confirmar.

Como usar o homolognet?

O empregador, ao utilizar o Homolognet, deverá acessar o Sistema por meio do portal do MTb na Internet: www.trabalho.gov.br, cadastrar-se previamente e:

a) incluir os dados relativos ao contrato de trabalho e demais dados solicitados pelo Sistema;

b) informar-se com o órgão local do MTb, para verificar a necessidade de agendamento da homologação; e

c) dirigir-se ao órgão local do MTb, munido dos documentos exigidos.

As entidades sindicais de trabalhadores não estão obrigadas a utilizar o homolognet na assistência à homologação da rescisão do contrato de trabalho de seus representados, entretanto, se tiverem interesse em utilizar o Sistema Homolognet deverão, previamente, formalizar pedido à Secretaria de Relações do Trabalho, para o seu cadastramento no sistema e atender aos requisitos exigidos.

Dúvidas sobre o Homolognet: Esclarecimentos sobre o manuseio e demais funções do sistema Homolognet:

– Site do MTE | Canais de Atendimento

– Site do MTE | Perguntas e Respostas

– Central de Atendimento do MTE: telefone 158.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que consigma usar o Homolognet com sucesso

Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

seguro desemprego es

AGENDAMENTO SEGURO DESEMPREGO ES: VEJA COMO FUNCIONA!

O agendamento do seguro desemprego no ES (Espírito Santo) ficou mais fácil. Até um tempo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *