xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla
Home / Empregos e carreira / O que é preciso para abrir uma malharia?

O que é preciso para abrir uma malharia?

Spread the love

É muito comum a história de empresários que costumavam trabalhar em empresas, mas que em certo momento decidiram criar sua própria carreira e se aventurar no mundo dos negócios. Inclusive, no nicho de malhas é corriqueiro ouvir histórias como essa. Contudo, muitos indivíduos se deparam com dificuldades que não estavam presentes em seu dia a dia e ficam perdidos, sem saber qual direção seguir. Por isso, é muito importante estudar o mercado e se preparar para essa nova etapa, por meio de um bom planejamento. Se você tem interesse no segmento de malharia, mas não sabe como começar, esse artigo é pra você!

O que é preciso para abrir uma malharia?

O que é preciso para abrir uma malharia

O mercado

O mercado das malhas é um dos componentes da cadeia do setor têxtil e de confecção, no qual já movimentou mais de R$ 2 bilhões em alguns anos. Mesmo sendo um mercado tradicional, ele está em constante movimento e inovação, o que acaba despertando o interesse de investidores e gera bons resultados. 

A malharia

A malharia é uma fábrica que possui dois modelos de produção, confeccionando roupas de sua própria marca ou realizando a prestação de serviço para outras marcas já existentes no mercado que desejam terceirizar sua produção. Além disso, a maior preocupação para quem deseja abrir sua malharia é encontrar um fornecedor de qualidade e confiança, sendo necessário realizar a busca por fábricas de malhas para estabelecer uma parceria duradoura, a fim de poupar retrabalhos e economizar com os custos. 

Se a intenção é produzir suas próprias peças, é comum trabalhar por meio de encomendas ou vendas diretas no atacado com uma quantidade pré-estabelecida. Inclusive, se você está começando e não tem muita experiência, o ideal é focar no máximo em 3 tipos, como por exemplo uniformes escolares, empresarias e roupas esportivas.

Existem dois tipos de malharia na indústria têxtil, a circular e a retilínea. A primeira se utiliza de teares circulares, que são máquinas com um ótimo rendimento e capazes de produzir tecidos com diversas características. Já na segunda, as máquinas são mais fáceis de programar e são utilizadas principalmente em fios mais grossos, como tricôs e crochês. Sabendo isso, será mais fácil para identificar e escolher quais segmentos você quer trabalhar.  

  1. Processo legal

É muito simples abrir uma malharia em termos burocráticos, sendo necessário obter o CNPJ para abertura de firma, realizar o cadastro na prefeitura e na câmara comercial. Além disso, é necessário o alvará do corpo de bombeiros e contratar um contador para te ajudar em todo o processo. 

  1. Local

Bairros mais afastados ou até mesmo industriais são os mais indicados para alocar sua malharia, visto que se estiver muito próximo de centros comerciais será mais caro. Contudo, lembre-se de que sua localização deve ser de fácil acesso para clientes, fornecedores e funcionários, ou seja, afastado do centro para evitar o trânsito, mas não tão longe a ponto de dificultar o acesso. 

A estrutura deverá ser um tipo de galpão e com boa delimitação para a produção, estoque de matérias-primas, produtos finalizados, banheiros, refeitório, escritório de administração e recepção, sistema de controle ou uma planilha para confecção. Não é preciso um galpão enorme, mas sim um espaço que comporte todas as suas necessidades e de forma confortável para os funcionários. 

  1. Funcionários

Falando em colaboradores, a contratação de profissionais qualificados é fundamental para te ajudar em todo o processo. Contrate o número que achar ideal para o seu porte, mas inclua costureiras, auxiliares, vendedores, uma pessoa para cuidar do financeiro e outra do marketing. Esse último, em muitos casos é deixado de lado pelos empresários, mas quando feita de forma correta, a divulgação é peça-chave para alavancar suas vendas. 

  1. Equipamentos

malharia equipamento

Invista em bons maquinários, mas lembre-se que nem sempre os mais caros são os melhores. Por isso, estude o custo-benefício de cada um deles para fazer um bom negócio.

Além disso, não se esqueça de cadeiras confortáveis e ergonômicas, mesas, prateleiras, matérias-primas e acessórios em geral, como tesouras. É muito importante manter seu espaço organizado para que além de a produção ser mais eficiente, seus funcionários se sintam bem e motivados em trabalhar na sua empresa. Uma cultura de organização deve ser criada desde o primeiro dia pelo proprietário, devendo ele ser o principal exemplo para os demais. 

  1. Expectativas

Como falado no começo, é muito importante criar um planejamento sólido para seu negócio, para evitar desvios desnecessários, minimizar erros e alinhar as expectativas. Isso porque, o lucro não será obtido em sua primeira venda e é muito importante ter isso em mente. Afinal, foram necessários altos investimentos em seu negócio e primeiro é preciso cobri-los para depois começar a pensar no lucro. Além disso, documente tudo o que foi feito, gasto e suas despesas e ganhos atuais. Assim seu controle será muito maior sobre o seu negócio e será muito mais claro como seu lucro poderá ser potencializado. 

É muito importante estar preparado para as incertezas e pressões do mercado, sendo necessário se dedicar arduamente e ter persistência. Feito isso, a realização será ainda maior quando seus objetivos forem atingidos. 

 

About junior Silveira

Check Also

objetivo profissional

Objetivo Profissional: O que é e modelos pra fazer o seu!

Spread the love Curiosidade e interesse pra saber como criar um objetivo profissional em seu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *