O que é reconhecimento profissional?

Para que uma organização seja bem sucedida, precisa de oferecer produtos de qualidade e, acima de tudo, precisa de ter funcionários empenhados e empenhados. 

No entanto, algumas empresas não têm em conta o reconhecimento profissional, o que pode ter um impacto direto no elevado volume de negócios e no declínio da produtividade.

Além do salário, muitas pessoas também procuram o reconhecimento da empresa porque é um dos principais motivadores para um profissional que cuida da sua autoestima e respeito, fazendo-os trabalhar mais e melhor.

Mas para aqueles que sentem que estas qualidades não são devidamente apreciadas, chegou o momento de alavancar as suas carreiras e desenvolver compromissos diários que realcem os seus pontos positivos.

Continue conosco e aprenda o que é o reconhecimento profissional, o que significa, e como alcançá-lo.

O que significa realmente o reconhecimento profissional?

É a forma da empresa mostrar que o empregado está a fazer um bom trabalho. Este reconhecimento profissional pode ser expresso de diferentes formas, por exemplo, um elogio do gestor por e-mail ou em frente de toda a equipa, uma promoção esperada ou mesmo um aumento salarial sem mudança de emprego.

Qual a importância do reconhecimento profissional?

reconhecimento profissional

No mercado de trabalho competitivo, é preciso muito empenho para se destacar dos outros trabalhadores. 

Portanto, o reconhecimento de uma realização profissional é extremamente importante para o empregado, uma vez que o faz sentir-se mais eficiente e produtivo no trabalho.

Além disso, o feedback de um gestor e até de um colega de trabalho mostra ao profissional onde ele está a fazer bem e a ter um bom desempenho, para que ele possa melhorar e repetir o seu bom desempenho com mais frequência. 

Desta forma, o trabalhador sente-se motivado a procurar formas de aprender e realizar sempre o seu trabalho da melhor forma possível, sabendo que o reconhecimento profissional está ligado às boas práticas diárias e a um ciclo de envolvimento contínuo.

Como é que isto afeta o desempenho no local de trabalho?

Para além dos sucessos financeiros, profissionais e pessoais que um empregado alcança, o reconhecimento profissional também afeta o desempenho profissional e traz benefícios para a organização. 

Isto é feito pelo gestor que, devido à proximidade do empregado, pode encorajá-lo constantemente e controlar melhor o seu desempenho e competências, o que tem um impacto em vários aspectos, tais como

Aumento da produtividade

O reconhecimento é um fator que afeta diretamente a produtividade dos empregados, porque todos querem saber que fizeram um bom trabalho e deram um contributo positivo para os resultados da empresa. 

Assim, quando as tarefas são reconhecidas, são completadas com cores vivas, para que possam sempre receber um novo reconhecimento e alcançar melhores resultados.

Motivação da equipe

O reconhecimento do emprego é considerado um fator de produtividade e é essencial para a vida quotidiana de qualquer empresa. 

Com motivação, os empregados podem concentrar-se nas suas tarefas orientadas para os resultados, para que as suas próprias ideias sejam estimuladas e possam desenvolver um projeto que beneficie tanto eles como a empresa.

Como obter o reconhecimento profissional?

Para obter o reconhecimento profissional, é necessário distinguir-se pelas suas competências e desempenho, e fazer com que o seu trabalho apareça da melhor maneira possível. 

Mas este autoaperfeiçoamento pode não ser uma tarefa fácil num mercado competitivo e intenso. Por isso, aqui estão algumas dicas para o ajudar a ganhar reconhecimento na sua profissão.

Seja proativo

Quando confrontados com um problema, não o levantem sem antes pensarem na melhor forma de o resolver. Seja proativo ao apresentar à equipa uma solução plausível para o problema e ao reforçar a sua compreensão do problema. 

Isto demonstra a importância do seu envolvimento para a equipa, assegurando que eles podem confiar no seu engenho para resolver uma vasta gama de problemas.

Investir em novas competências

Podem ser desenvolvidas competências técnicas e comportamentais. Através da formação, é possível adquirir novas competências técnicas e adaptar-se perfeitamente aos parâmetros da organização. 

Por outro lado, as capacidades comportamentais estão associadas à personalidade e à forma como se comporta com disciplina e boas maneiras na vida quotidiana.

Assim, aqueles que demonstram boas competências e uma personalidade de acordo com os padrões da empresa estão à frente de muitos concorrentes.

Esteja atento às tendências na sua área

Outro fator importante para obter reconhecimento profissional é estar atento e estudar constantemente as tendências no seu campo de trabalho. 

Saber o que está a acontecer no mercado, ouvir opiniões e recolher informações pode ajudá-lo a fazer um bom trabalho. 

Para tal, vale a pena procurar conteúdo em sítios específicos ou mesmo investir num curso que o possa ajudar a fazê-lo, aumentando grandemente a sua visão do seu campo e ganhando rede.

Adquirir novos conhecimentos

A formação profissional e a aquisição de novos conhecimentos por conta própria são formas de mostrar à empresa que está pronta para desenvolver novas funções. 

Por conseguinte, tente melhorar as suas competências técnicas fazendo cursos e, sempre que possível, fazer-se reconhecer, deixando os seus colegas saber o que está a aprender.

Entregar mais do que o esperado

Quando um empregado é bom no que faz e está empenhado nas suas atividades, acabará por ser reconhecido. Portanto, tente percorrer a milha extra e fazer mais do que o esperado. 

Se um determinado serviço tiver de ser prestado com urgência, mostre a sua dedicação, chegue cedo ou saia tarde, se necessário.

Mantenha-se concentrado

Enfrentar dificuldades é uma ocorrência comum no trabalho, mas para lidar com esta situação, é necessário que o profissional se mantenha concentrado, seja persistente e procure alternativas para atingir os seus objetivos e continuar o seu caminho. 

O ideal é tentar compreender as causas do problema, analisando as falhas e investindo nos pontos de melhoria, a fim de estabelecer um plano de ação para enfrentar as situações inesperadas.

Como vimos, o reconhecimento profissional traz vários benefícios à empresa, porque com um trabalhador motivado e feliz nas suas atividades, ele torna-se mais produtivo, contribuindo para o clima organizacional e alcançando resultados extraordinários. 

No entanto, também promove o sucesso da carreira do empregado, uma vez que as empresas tendem a oferecer maiores oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, todos acabam por beneficiar.

Gostou de compreender a importância de ser reconhecido profissionalmente? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *