Home / Benefícios sociais / Seguro defeso: como funciona, quem tem direito e tudo sobre ele!

Seguro defeso: como funciona, quem tem direito e tudo sobre ele!

Seguro Defeso funciona, mas existem alguns pre requisitos, veja como e quem tem direito.

Ter algum tipo de seguro torna toda uma atividade muito mais confortável. O seguro-desemprego é um exemplo de seguro muito utilizado no país e que é fornecido pelo próprio governo brasileiro, através dele os cidadãos podem ter, durante o período que se classifica como um certo intervalo médio em que se está desempregado de um emprego para outro, uma quantia em dinheiro que deve ser utilizada para suprir algumas necessidades da família que o indivíduo se encontra.

  O seguro defeso também é um auxílio governamental, mas ele tem suas especialidades e é diferente do seguro-desemprego pelo fato de não Sr abrangente as mais variadas profissões, e só se classificar ao profissional que ganha a vida como pescador, e que dali tira o sustento familiar.

  O seguro defeso é concebido a este tipo de profissional em um período pré-estipulado pelo governo, pois seria datas muito importante para a reprodução dos peixes e por isso os pescadores ficam impossibilitados de trabalhar, a fim de preservar as espécies que se reproduzem nesta determinada época do ano.

  Quer saber mais sobre o seguro defeso? Vamos nessa!

O que é seguro defeso?

seguro defeso

  O seguro defeso é um tipo de seguro desemprego do pescador artesanal. Este seguro é concedido para este tipo de profissional em períodos em que o mesmo fica impossibilitado de pescar, de continuar as suas atividades normais de trabalhador, sendo ainda legalmente proibido, tufo isso se deve porque este período em questão é referente aos dias em que os peixes estão em período de reprodução, e por isso não podem se perturbados, se assim acontecer o processo fica ameaçado e as novas espécies que surgirão não serão suficientes para suprir a demanda da pesca de forma saudável.

  Dessa forma, neste período os profissionais que sobrevivem das atividades pesqueiras ficam sem seu sustento, tendo assim o auxílio do governo para suprir as suas necessidades familiares quanto a despesas com as mais variadas finalidades durante 5 meses de recebimento da quantia auxiliar.

Quem tem direito?

  O benefício é dado ao trabalhador que sobrevive das atividades pesqueiras durante 5 meses, em um valor de um salário mínimo. O profissional deve usar do ganho na pesca exclusivamente para sustentar a família e não ter outra renda destinada a este fim, somente a atividade pesqueira.

Consultas

  A consulta do seguro defeso é feita através da internet no próprio site oficial da Caixa, basta que você realize o seu cadastro, tenha em mãos o número do seu PIS. Vamos te ajudar: acesso o site da caixa e clique em “benefícios e programas”, em seguida na próxima página é só clicar em “seguro desemprego” e depois em “consultar pagamento”. Agora, de forma fácil e prática você digita seu número PIS/PASEP e a sua senha internet, depois clica em OK e terá acesso a página com o valor do seu benefício.

Calendário de pagamentos

  A tabela do seguro defeso define as datas de pagamento dos beneficiados por mês de acordo com a numeração do PIS do trabalhador, podendo ser sacados apenas na Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por administrar o programa.

  Tudo segue os seguintes dados:

  • 1° dia: NIS com final 1 e 2
  • 2° dia: NIS com final 3 e 4
  • 3° dia: NIS com final 5 e 6
  • 4° dia: NIS com final 7 e 8
  • 5° dia: NIS com final 9 e 0

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam solicitar seu seguro defeso se for o caso

Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários!

Recomendados para você:

About doutor sabetudo

Check Also

Bolsa Família: o que é? Como funciona?

Saiba tudo sobre o Bolsa Familia: quem pode, como funciona e muito mais! O programa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *